quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Príncipe e o Pobre - Um conto sobre a inveja!


Em um lugar que todos conhecem, mas em um reino que nem todos querem conhecer havia dois jovens: um era príncipe e o outro era pobre. Ambos eram de origem simples, ambos tinham a mesma idade e se conheciam.

Conheciam-se porque o príncipe tinha o hábito de ajudar o pobre nas muitas aflições que tinha. E o pobre sempre ia procurar o príncipe quando se achava em situação de aperto.

O príncipe era um rapaz de boa aparência, embora não fosse tão lindo. Tinha posses herdadas do Rei. Estava sempre montado em seu corcel ou levado por seus servos. Era provido de muito e o suficiente para si e para dar aos outros. Morava no castelo, um lugar misterioso e desconhecido para o pobre.

O pobre teria melhor aparência, se não lhe fosse tantas vezes negada a oportunidade de cuidar de si. Talvez tivesse até mais beleza que o príncipe. Sentia fome, sentia frio e desejava muitas coisas que não conseguia alcançar.

O que o príncipe não sabia era que o pobre estava sempre em dificuldade porque não se conhecia o suficiente para dar o passo do tamanho de suas pernas. Era rebelde e não servia ao Rei. Assim ele acabava sempre por se enrascar em algum projeto que se transformava em problema. Precisava sempre a intercessão do príncipe.

O que o pobre não sabia é que o príncipe era adotado pelo Rei. Pelo seu nascimento não tinha o direito de estar ali. Mas a dedicação ao Rei era tanta que ele foi adotado como filho. O Rei o amava de tal maneira que daria um filho nascido dele pelo príncipe.

Um dia, visitado por um anjo, o pobre foi interrogado... “O que deseja que lhe seja feito? Lembre-se que tudo o que ganhar será dado ao príncipe em dobro para a justificação do seu próprio coração.” Respondeu o pobre sem sequer hesitar: “Desejo que me seja arrancado um olho. Assim o príncipe não terá mais como desfrutar com plenitude de tudo o que tem.” Perguntou o anjo ao pobre: “Você acha isso justo?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário